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O que é Musculação?

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musculação ou treinamento com pesos se refere ao treinamento com resistência, que usa pesos livres e equipamentos com peso.


A musculação diminui o percentual de gordura, treina o coração para esforços intensos, aumenta a força, melhora a postura, a flexibilidade e a auto-estima.


Também previne a osteoporose, evita doenças cardíacas, obesidade, hipertensão arterial e diabete.


Algumas pesquisas apontam que exercícios de fortalecimento são importantes e eficazes para as mulheres e homens de todas as idades, incluindo aqueles que não estão em perfeita saúde ou são idosos.


Existem inúmeros benefícios relacionados à realização de musculação regular, principalmente à medida que uma pessoa vai envelhecendo. Entre eles, podemos citar:


1. Alívio de dores


Estudos mostram que a eficácia do treinamento de força para aliviar a dor da osteoartrite é tão ou até mais eficiente do que os medicamentos. Efeitos similares do treinamento de força têm sido observados em pacientes com artrite reumatóide.
 
2. Restauração do equilíbrio e redução das quedas


A ocorrência de quedas e possibilidades de ossos quebrados na terceira idade, geralmente, se deve pela falta de equilíbrio e pouca flexibilidade, característica do idoso. Essas fraturas podem resultar em incapacidade significativa, e em alguns casos, implicações fatais. A prática de musculação na terceira idade, quando realizada corretamente e através de uma orientação adequada, aumenta a flexibilidade e equilíbrio da pessoa, reduzindo a probabilidade e gravidade de quedas.
 
3. Fortalecimento dos ossos


Mulheres na menopausa podem perder 1-2% da massa óssea por ano. Os resultados de um estudo realizado na Universidade Tufts, que foram publicados no Journal of the American Medical Association, em 1994, mostraram que a musculação para idosos aumenta a densidade óssea e reduz o risco de fraturas, principalmente em mulheres com idade entre 50 a 70 anos. 

 

4. Manutenção do peso corporal


A musculação é essencial para o controle de peso, pois as pessoas que possuem mais massa muscular possuem uma maior taxa metabólica. O músculo é o tecido ativo que consome calorias, enquanto a gordura armazenada usa pouca energia. A musculação pode fornecer um aumento de até 15% da taxa metabólica, sendo muito benéfical para o emagrecimento e controle de peso à longo prazo, o que evita uma série de doenças como obesidade, diabetes e até doenças cardiovasculares. 

 

5. Controle da glicose no sangue


Atualmente já se sabe, a partir de diversos estudos, que a musculação também tem eficácia no controle glicêmico.
A musculação ajuda no controle e na prevenção do diabetes tipo 2. Isso acontece porque a musculação facilita a entrada da glicose nas células, impedindo que ela se acumule na corrente sanguínea, como costuma acontecer com os diabéticos.
 
6. Saúde mental


A musculação na terceira idade fornece ainda melhorias semelhantes à medicamentos antidepressivos. A prática de musculação pode melhorar o funcionamento do sistema nervoso central, que por sua vez poderia afetar a saúde mental de uma pessoa de forma positiva. Melhorando o humor e o desempenho mental, provocando resultados positivos para bons pensamentos
 
7. Melhoria do sono


Pessoas que se exercitam regularmente desfrutam de uma melhor qualidade do sono. Elas adormecem mais rapidamente e dormem mais profundamente, bem como despertam menos durante a noite e conseguem dormir mais tempo. Tal como acontece com a depressão, os benefícios do sono obtidos através de um treino de musculação para idosos são comparáveis ao tratamento com medicação para insônia, mas sem os efeitos secundários gerados pelo medicamentos e nem despesas com fármacos.
 
Pesquisas científicas têm mostrado que a musculação pode retardar o relógio do envelhecimento fisiológico. Estudos têm demonstrado que o levantamento de pesos duas ou três vezes por semana aumenta a força através da construção de massa muscular e densidade óssea.
 
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