Logo Academia Oxigênio em Colatina
racing-against-the-clock-to-lose-weight.jpg

Avaliação Física

O que é Avaliação Física e qual sua importância?
 
Para a prescrição de um programa de treinamento e condicionamento adequado e correto, é essencial que o profissional faça uma avaliação física do aluno.

Os principais objetivos são mensurar e identificar o estágio de condicionamento da pessoa e suas capacidades físicas, além de aptidões biológicas e fisiológicas, e também, descobrir eventual doença pré-existente. Para isso, são realizados diferentes testes.

Temos como testes básicos de avaliação, a anamnese, a avaliação antropométrica e a avaliação postural.

Anamnese

É uma investigação da condição de saúde do individuo em relação ao diagnóstico de doenças, principalmente as hereditárias. Deve ser realizada a priori dos testes e avaliações físicas.

Avaliação antropométrica

Mensura as medidas corporais do indivíduo: peso, altura, diâmetros articulares, medidas circunferenciais de braços, pernas, coxas, abdômen, entre outros, e também, a medida de pregas cutâneas.

Avaliação postural

Identifica padrões anatômicos e desvios posturais. Uma das principais intenções é justamente corrigir ou amenizar os possíveis distúrbios anatômicos, fortalecendo grupos musculares e articulações através da indicação e realização de exercícios específicos.
 
O individuo que tem boa postura, é aquele que consegue se manter em posição ortostática (posição em pé), exigindo mínimo esforço do sistema articular e muscular.

A partir da avaliação física é possível identificar limitações, doenças e prioritariamente a condição e aptidão física atual do avaliado, além de sua anatomia. Os testes avaliativos devem ser realizados periodicamente e sempre comparados ao anterior, para descobrir se ocorreram melhorias ou perdas, tanto no aspecto condicional como no físico.
 
Não deixe de fazer sua avaliação física!